Páginas

domingo, 18 de julho de 2010

Como se comportar à mesa em almoços e jantares de Negócios?


Dúvidas sobre etiqueta em almoços e jantares de negócios são um assunto bastante comum no dia-a-dia de qualquer profissional. Afinal, quem nunca teve uma pequena dúvida em um jantar elegante? Para ajudar os telespectadores do MESA DE NEGÓCIOS, esteve em estúdio a especialista Rosana Fa, consultora de empresas, palestrante e também autora de um livro sobre esse assunto: “Comportamento vale mais que desempenho”.

A primeira dica da consultora foi a respeito do guardanapo. Onde deixá-lo: na mesa ou no colo? As regras de etiqueta dizem que ele deve ficar no colo, sempre dobrado ao meio e com a abertura para o corpo. Caso a pessoa se levante da mesa, deixe-o em cima da mesa, ao lado esquerdo. “Se você coloca no lado direito, a pessoa pode se confundir e usá-lo achando que é dela”, explicou Rosana Fa.

Outra dica foi sobre o uso dos talheres. “Utilize sempre de fora para dentro. Os pratos são servidos na ordem dos talheres. Mas existem restaurantes que já tomam a iniciativa de retirar os talheres que não forem utilizados, de acordo com o pedido do cliente”, lembra. A consultora contou também que a faca deve ficar do lado direito, maneira européia, segundo ela. Enquanto o garfo fica no lado esquerdo. “Os americanos vieram com uma nova forma de utilizar, para as pessoas que não têm tanta habilidade de lidar com o garfo na esquerda. A pessoa usa a faca, apóia no prato e troca o garfo de mão”, afirma.

Mas, atenção! Apoiar o cabo dos talheres na mesa é errado, pois pode atrapalhar as pessoas que estão ao lado, e também escorregar e sujar a toalha. “O ideal é apoiar com o cabo dentro do prato. Quando finaliza, coloca os dois talheres juntos, em paralelo, no lado direito. Dessa forma, o garçom já sabe que pode retirar e não precisa incomodar os clientes perguntando se pode retirar ou não”, explica.

As taças devem ficar no lado direito, na direção da faca. O copo maior é para água, o médio para vinho tinto, e o menor para vinho branco. “Atualmente, os restaurantes estão usando mais as duas taças maiores”, lembra a especialista. Na hora de pegar as taças, pegue pela haste para não esquentar a bebida ou mudar o sabor, alerta a consultora. “E nada de dedinho levantado”, brinca.

Em se tratando de comida, um dos grandes dilemas em jantares ou almoços de negócios é a azeitona: o que fazer com o caroço? Para Rosana Fa, o correto é fazer a mão em concha e colocá-lo na beirada do prato, tomando o cuidado para não pescá-lo novamente durante a refeição. Não é ideal utilizar o garfo para retirar o caroço da boca e levar até o prato. “Passa a impressão de que a pessoa está cuspindo, sem contar que é preciso ter um bom equilíbrio no garfo”, diz.

Lidar com a alface também é outra dificuldade. Há tempos atrás, diz a consultora, a regra dizia que era feio cortar a alface. Era preciso fazer uma pequena trouxinha com a folha. “Antigamente os talheres eram de prata e oxidavam. Então cortar a alface dificultava na hora de espetar. Hoje, é aceitável cortar de maneira que você consiga dobrar, espertar e comer”, sugere.

Para finalizar, em um encontro de negócio, quem paga a conta? “Quem convida paga, no mundo empresarial essa é a regra”, garante. “No caso de bebida alcoólica, se o cliente quiser beber, mas você não bebe, diga que não bebe, não fica chato. Mas se decidir acompanhá-lo, tenha consciência e não exagere”, conclui.



Por Rosana Fa- Pessoas de Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário