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quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A Insegurança no Empreendedorismo e os 5 Porques



Os que já são empreendedores (ou os que desejam tornar-se) expressam dúvidas de todos os tipos.
Que negócio abrir?
De quanto dinheiro precisarei?
Será que dará certo?
A idéia é promissora?
O que está em alta?

Existe, no entanto, um aspecto do empreendedorismo que todos devem compreender: a insegurança é parte integrante da decisão de ter um próprio negócio.
A insegurança é, inclusive, algo positivo até certo ponto, especialmente por três razões:

Aumenta nosso sentido de alerta
Sem um pouco de insegurança seríamos inconsequentes e irresponsáveis. Saber que estamos pisando em território desconhecido aumentará nossos cuidados e fará com que nosso raciocínio fique mais aguçado.

Nos força a superar nossos limites
A insegurança pode reforçar nossa vontade de superar as dificuldades, de buscar novos conhecimento e habilidades, de fazer parcerias para atingir algo maior. O excesso de confiança pode nos levar a acreditar que já sabemos tudo, que não precisamos aprender, e que somos imbatíveis.

Indica que saímos da zona de conforto
Empreendedorismo e ficar na zona de conforto são termos opostos. O sentimento de insegurança é um indicador positivo de que estamos provocando a mudança, mexendo no status quo, criando uma nova realidade.

Notem que os três aspectos positivos da insegurança que descrevi acima somente são válidos até certa “dose”. O excesso de insegurança é negativo para o empreendedor, e fará com que ele bloqueie ações e pensamentos (um dos piores males para quem deseja ter um negócio próprio).

A solução para combater a insegurança é diferente para cada pessoa. No entanto, existe um conceito básico que funciona na maioria das vezes: buscar a raiz do problema. Somente podemos controlar nossos pensamentos em relação a uma situação potencialmente negativa se conseguirmos descrevê-la e em seguida apontar soluções para ela.

Um método que acho interessante é o 5 porques, mais tradicionalmente usada em sistemas de qualidade e produção. Vou dar um exemplo:

Problema do empreendedor: insegurança quanto a existir mercado para seu negócio

Porque estou com a insegurança quando a existir mercado para meu negócio? Porque não sei se o ponto escolhido é adequado.
Porque o ponto não seria adequado? Porque não sei se o público que passa pelo local se interessará pelos produtos que venderei.
Porque o público não se interessaria? Porque talvez a faixa etária e o perfil de consumo deles seja diferente.
Porque este perfil seria diferente? Porque na realidade não conheço o público que passa pelo local.
Porque você não conhece o público que passa pelo local? Porque ainda não fiz uma pesquisa sobre o tema.
Neste exemplo simples, estamos vinculando a insegurança sobre ao mercado para um negócio ao fato de que o empreendedor ainda não pesquisou o público do ponto aonde ele se localiza. Portanto, a insegurança sobre este tema se reduzirá no momento em que ele colocar pessoas fazendo enquetes, oferecer amostras gratuitas, e fizer outras ações para testar a aceitação do público daquele local.

Pegue suas inseguranças e teste o método dos 5 porques… estou certo de que conseguirá colocar as idéias de forma mais organizada e sair de um possível bloqueio mental.

Por Luiz Paiva

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